Categories:

São diversos os profissionais que podem acompanhar gestante no período do pré-natal. Os citados abaixo são os que estão ligados diretamente ao momento do parto. No entanto, de acordo com a necessidade da gestante ela pode escolher, junto com sua médica, outros profissionais para acompanhamento durante o pré natal, como por exemplo: fisioterapia pélvica, acupunturista, osteopata e psicólogo, nutricionista ou nutrólogo.

O médico obstetra é responsável por acompanhar um pré natal/parto de baixo risco. Mas, em sua essência, é um profissional habilitado a acompanhar gestantes de alto risco, oferecendo assim, um cuidado individualizado e assistência a um parto humanizado.

A Doula não faz parte da equipe técnica. Não é responsável por avaliações relacionadas ao parto (como toque vaginal, ausculta de batimentos cardíacos fetais ou avaliação das contrações). Está ali para apoio e parceria com a família. A atividade da doula é reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os enfermeiros obstetras são profissionais técnicas capazes de realizar o pré natal e partos de baixo risco. As atribuições são reconhecidas na resolução COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) 516/2016 e subscritas na Lei 7498/86, que dispõe sobre o exercício desse profissional.

 

Qual a importância das enfermeiras obstetras no pré-natal?

Na SEMEAR, escolhemos ter a equipe de parto, composta de enfermeiras obstetras, que são nossas parceiras e também realizam em conjunto conosco o acompanhamento do pré natal.

Nos reunimos semanalmente para discutir todos os casos que acompanhamos, com trocas horizontais e debates enriquecedores.
As enfermeiras entram diretamente na assistência de cada gestante, no terceiro trimestre da gravidez. É o momento em que as apresentamos a família que elas irão acompanhar. No entanto, toda a equipe de enfermagem conhece a história de cada paciente desde o primeiro contato com a Semear, pois existe a partilha de todos os casos entre nós.

Eventualmente, durante o afastamento de uma médica obstetra, por motivos de saúde ou férias, elas podem assumir o lugar como profissionais técnicas na assistência principal e passar para outro médico da equipe qualquer eventualidade que precise dessa avaliação extra.

Contamos com essa parceria há quatro anos e estamos conseguindo cada vez mais um atendimento humano, tanto para as pacientes, quanto para a equipe. Graças a esse posicionamento, temos conseguido conquistar mais famílias, garantindo a todas um atendimento integral e abrangente.

Gostou? Compartilhe:

Comentários

comentários